Bandeira Vermelha: De portas fechadas, mas com take away e drive-thru

Mudanças amenizam, mas seguem atingindo em cheio o comércio. Sindilojas luta para que as lojas possam abrir as portas para 25% da capacidade total de clientes

Depois de ter conquistado a liberação da tele entrega para o comércio não essencial mesmo na Bandeira Vermelha, o Sindilojas Regional Bento, juntamente com a Fecomércio-RS, segue em busca da autorização para atuar com 25% da capacidade total da clientela para cada estabelecimento. Todos esforços junto ao Governo do Estado estão voltados para este pleito. Ainda no dia 3 de julho, o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, gravou um vídeo com esta petição que foi enviado ao Governador Eduardo Leite, unindo esforços com a Federação. A expectativa é que o pedido seja atendido ainda nesta semana.

Apesar da conquista da tele entrega antes mesmo do enquadramento na Bandeira Vermelha, fechar as portas é uma situação que compromete ainda mais a saúde das empresas. Muitas delas, mesmo na Bandeira Laranja, estão faturando, no máximo, 40% da receita em tempos normais. A boa notícia para o setor é que será permitido o take away (pegue e leve) e o drive-thru para retirada de produtos. As empresas poderão fazer a venda por telefone, whatsApp, e-mail, ou seja, sem que o cliente entre na loja.

“O comércio foi o primeiro setor a sentir na pele os efeitos desta pandemia global. Também somos vítimas da Covid-19 e estamos cientes das nossas responsabilidades. Fomos os primeiros a fechar as portas, colocando em risco a vida das empresas e o sustento de famílias em defesa da saúde. Estamos fazendo a nossa parte e sabemos que não é no comércio que vemos grandes aglomerações. Vamos seguir firmes e fortes na defesa da abertura do comércio consciente”, enfatiza Amadio.

Além de atuar junto ao Poder Público Estadual e Municipal e junto a entidades afins, o Sindilojas Regional Bento também vem criando ferramentas que possam auxiliar seus associados a enfrentar este difícil momento. Um exemplo é o desenvolvimento de dois E-Books com dicas práticas para fomentar as vendas pelo WhatsApp, além de criar uma seção específica para compartilhar informações sobre a Covid-19 no site www.sindilojasbg.com.br. Informações completas sobre o Modelo de Distanciamento Controlado RS podem ser acessadas no site www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br.