fbpx

Notícias

Combate à Pirataria ganha Frente Parlamentar Gaúcha

Comércio ilegal no Estado chega a R$ 5 bi ao ano

 

A conquista de uma Frente Parlamentar Gaúcha de Combate à Pirataria foi recebida com grande comemoração pelos presidentes da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, e do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, que também é vice-presidente da Federação e coordenador da Comissão de Combate à Pirataria junto a entidade. O lançamento ocorreu no dia 12 de agosto, em Porto Alegre.

 

Bohn ressaltou que a conquista é um marco no Legislativo Gaúcho na promoção de ações para combater o comércio informal e ilegal. “É tempo de trabalhar em prol da minimização dos impactos negativos gerados pela comercialização de produtos pirateados, falsificados e contrabandeados. E não é um trabalho fácil, uma vez que envolve problemas de ordem cultural, social e econômica”, frisou.

 

Amadio apresentou alguns dos números da pirataria, reforçando que a perda de arrecadação do ICMS estadual chega a mais de R$ 5 bilhões ao ano. “A economia subterrânea afeta a saúde dos consumidores, o mercado de trabalho e, entre outros problemas, gera desequilíbrio na concorrência com o mercado formal”, apontou.

 

O trabalho do Legislativo com este objetivo tem na liderança o deputado estadual Issur Koch, e conta ainda com a participação dos deputados Any Ortiz, Edson Brum, Sebastião Melo, Sergio Peres e Ernani Polo, que estiverem no evento.

 

O presidente da FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria), Edson Luiz Vismona, lembrou que o comércio informal é um fenômeno organizado e estruturado, e que precisa ser acabado com método e apoio da sociedade. Na fala de encerramento, o deputado estadual Issur Koch, que preside a Frente Parlamentar, destacou alguns eixos que serão abordados neste trabalho da Assembleia Legislativa, dentre eles a educação, a atualização e melhoria da legislação e a repressão a este crime. “Somente com um trabalho coordenado conseguiremos trazer melhores condições concorrenciais aos empreendedores que constroem suas marcas e têm nos produtos piratas seus maiores entraves”, disse Koch.

Mais fotos do evento podem ser acessadas em https://www.flickr.com/photos/fecomercio-rs/albums/72157710261307707

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *