COMISSÃO SETORIAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DISCUTE OS IMPACTOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA ESTADUAL PARA O VAREJO DE BENS NÃO-ALIMENTÍCIOS

Divulgação Fecomércio-RS

Os pontos positivos da Reforma Tributária Estadual foram os temas discutidos na tarde desta quinta-feira, 10, durante reunião da Comissão Setorial do Comércio Varejista. Na oportunidade, a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, explanou sobre a Reforma, com foco nos impactos diretos e indiretos sobre o varejo de bens não-alimentícios.

A economista comentou que a reforma está sendo proposta como um mecanismo do governo evitar a perda de receitas que seria gerada pela extinção automática das alíquotas majoradas em 31/12/2020. Durante sua fala, Patrícia abordou os principais pontos discutidos no texto apresentado na Assembleia Legislativa e que deve ser votado até 30/09. Segundo a economista, a proposta mantém a carga tributária global, mas promove uma grande realocação da carga entre bases de incidência, tirando tributação sobre consumo e passando para o patrimônio, bem como uma redistribuição da tributação do consumo. “Alguns produtos ganham carga com a reforma e outros perdem. No caso do varejo de bens não-alimentícios, a reforma promove uma desoneração da atividade”, destaca a economista.

O coordenador da Comissão e vice-presidente da Federação, Gilmar Bazanella, destacou a necessidade de olhar com mais profundidade os impactos da proposta, enfatizando que a mudança nos tributos é positiva, pois “se o consumidor tiver menos impostos ele também terá mais recursos, e esses fatores aumentam o poder de compra”, acrescenta Bazanella.

Ao longo da conversa, os participantes puderam discutir os pontos abordados, destacando os impactos para o setor, bem como a atuação da Federação junto o governo estadual. Por fim, o Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, e a dificuldade em conseguir financiamento também foi motivo de debate entre os integrantes.
A próxima reunião da Comissão Setorial do Comércio Varejista está marcada para o dia 5 de novembro, às 13h.