Sobre

SINDILOJAS REGIONAL BENTO COMEMORA 40 ANOS DE ATUAÇÃO NA COMUNIDADE LOCAL E REGIONAL

Presidido atualmente pelo Comerciante Daniel Amadio, o Sindilojas é uma entidade que defende permanentemente os interesses dos lojistas que atuam no Comércio Varejista. “Como Sindicato temos o dever de defender quem está ao nosso lado, ou seja, o Associado, que é quem mantem nossa estrutura. E para isso, oferecemos uma série de serviços e benefícios, sendo que muitos deles são utilizados, também, pela comunidade”, comenta o presidente, ressaltando que estar à frente do Sindicato nesta data especial é questão de orgulho. “Passados estes 40 anos, o nosso Sindilojas é uma entidade consolidada e reconhecida pelo trabalho sério e focado na defesa de nós, Comerciantes. É a entidade onde encontro a resposta para meu pleitos como empresário e estar à frente nesta data, me deixa honrado, orgulhoso. É o local de encontro dos Varejistas”, afirma.

A criação

Fundado em 24 de junho de 1975, o Sindilojas teve como primeiro presidente o empresário Nestor Ângelo Arioli (já falecido) e que permaneceu no cargo durante quatro gestões, até 1983. Ao lado dele, como sócios fundadores, estavam os Comerciantes Plínio Mejolaro, proprietário da empresa Basílio Mejolaro & Cia. Ltda; Jayme Nicolau Pooli, proprietário de uma relojoaria e livraria e Gentil Theofilo Pompermayer, da Regional Equipamentos de Escritório. Cabe destacar que Pompermayer foi fundador que substituiu o presidente Nestor Ângelo Arioli, ficando na presidência do Sindilojas no período de 1983 a 1989.

Outro fundador, Plínio Mejolaro, além de presidir a entidade entre 2004 e 2007, foi o único comerciante presente em todas as diretorias da entidade e hoje responde pelo cargo de Vice-presidente de Finanças e Patrimônio. Sem medo de errar, Mejolaro afirma com propriedade que o Sindilojas cresceu muitos nestes 40 anos de atuação na comunidade local e regional. “Aquela visão inicial de ser um cobrador de taxas e impostos não existe mais há um bom tempo e hoje nossa entidade dá um retorno bastante positivo aos associados através de benefícios que oferece, como cursos, palestras, treinamentos e missões técnicas. Não bastasse isso, procuramos atender aos pleitos dos Comerciários discutindo anualmente a Convenção Coletiva da categoria de modo que seja favorável a todas as partes envolvidas”, avalia. Ele lembra ainda que a entidade trabalha muito apoiando os lojistas que participam de feiras como a Expobento e Armazém das Pontas, oferecendo retorno financeiro em relação aos espaços adquiridos nos eventos. “Todas as contribuições que o Sindilojas recebe de seus Associados acabam retornando através de serviços e benefícios que nossa entidade oferece”, conclui.

O Sindilojas hoje

Passados 40 anos, o Sindilojas Regional Bento conta hoje com mais de 600 associados e tem sua base territorial nos municípios de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, São Pedro da Serra e São Valentim do Sul. Instalado em sede própria, o Sindicato é responsável por acordar a Convenção Coletiva de Trabalho envolvendo patrões e empregados. “Essa é uma das principais missões que temos no Sindicato e, apesar de alguns entraves, mantemos o bom relacionamento com o SEC-BG e juntos chegamos sempre a um acordo que seja bom para ambas as partes”, avalia o presidente Daniel Amadio.

No dia a dia da entidade, o diretor executivo Valério Pompermayer faz a gestão liderando um grupo enxuto e comprometido com o propósito da entidade. “Aqui procuramos mostrar que quantidade e qualidade andam juntas. Se por um lado temos poucos colaboradores, por outro, afirmo que todos estão qualificados para oferecer, aí sim, uma grande quantidade de serviços e benefícios para os Associados e para a comunidade em geral”, diz o gestor.

Além da busca permanente de novos associados, o Sindilojas Regional Bento oferece serviços bancários na sede da entidade; informações cadastrais através de convênio com o SCPC Boa Vista; serviços de telefonia em parcerias com as operadoras Claro e Vivo e locações de salas e equipamentos aos associados. Dispõe ainda de um amplo Banco de Dados que traz um raio-X completo da atividade comercial de Bento Gonçalves e prepara os jovens empresários para tornarem-se futuras lideranças através das ações do Sindilojas Jovem.

Sintonizado com a comunidade, a entidade é parceira de outras instituições como o Sebrae e CIC, atuando no Projeto Viva Bento e foi apoiador na criação e desenvolvimento do ‘Armazém das Pontas’, Expobento e ONG Parceiros Voluntários; Também apoia ou apoiam de forma logística e financeira entidades como o Lar do Ancião, Abraçaí, Pelotão Curumim e a Liga de Combate ao Câncer.

Em sintonia com a Fecomércio/RS, o Sindilojas Regional Bento está ao lado do Sesc e Senac local e que seguidamente desenvolvem em conjunto ações comunitárias. Inclusive o presidente Daniel Amadio é um dos diretores da Federação e participa ativamente da tomada de decisões.

Por fim, procura unir ao máximo os Comerciantes, associados ou não, para tornar a atividade Varejista cada vez maior e mais representativa. “Nosso intuito, nossa missão é ampliar a nossa base de associados e é desta forma, através de ações, parcerias, serviços e benefícios que estamos conseguindo nossos objetivos”, lembra o presidente.

Ex-Presidentes e suas gestões

– Nestor Ângelo Arioli (in memoriam) – 1975/1976 – 1976/1977 – 1977/1979 e 1980/1983

– Gentil Theofilo Pompermayer – 1983/1986 e 1986/1989

– Gilberto Zandoná – 1989/1992 e 1992/1995

– Ildoíno Pauletto – 1995/1998 e 2000/2004

– Décio Ferrari – 1998/2000

– Plínio Mejolaro – 2004/2007

– Jovino Antônio Demari – 2007/2010 e 2010/2014

Nossa história inicia em 24 de junho de 1975. Nesta data, um grupo de empresários, representantes do segmento lojista formou a ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DE BENTO GONÇALVES.

O Sindicato do Comércio Varejista é a entidade patronal e a única que legitimamente representa o comércio varejista e de serviços da região.

QUAIS MUNICÍPIOS REPRESENTADOS (Base Territorial)
Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, São Pedro da Serra, Barão e São Valentim do Sul.

OBJETIVOS

  • Representar a classe do comércio nas negociações da convenção coletiva junto ao SEC/BG;
  • Garantir a saúde financeira da entidade, como forma de bem representar seus associados;
  • Enfrentar os desafios econômicos com ações conjuntas de seus associados e associações;
  • Reforçar a representatividade do Sindicato junto as Federações Sindicais;
  • Ampliar os serviços aos associados;
  • Aperfeiçoar o processo de comunicação interna e externa com seus representados;
  • Atuar no desenvolvimento regional, contribuindo para a melhoria da sociedade.

Parceiros:

         

Convênios:

          

                   

Afiliações: