fbpx

Notícias

Entra em ação o Procon RS Carlos Barbosa

Articulação liderada pelo Sindilojas Regional Bento reforça o consumo consciente

Depois de dois anos de empenho e caminhando lado a lado com Carlos Barbosa, um dos 11 municípios em que o Sindilojas Regional Bento atua, mais um projeto se concretiza. É o Procon RS de Carlos Barbosa, que chega para desafogar as discussões dos consumidores junto ao Fórum. Toda articulação foi liderada pelo presidente da entidade, Daniel Amadio, junto ao prefeito da cidade, Evandro Zibetti. O órgão está sendo conduzido por Damires Scottá.

“Dentro do entendimento do combate à informalidade, o Procon tem um papel fundamental na exigência da nota fiscal para aceitar reclamações, sendo uma ferramenta de combate aos descaminhos. Agora, a comunidade barbosense passa a contar com um órgão capaz de dar todo apoio sobre consumo consciente, esclarecer dúvidas e auxiliar na defesa quando necessário, facilitando o exercício da cidadania”, destaca Amadio.

A articulação de Amadio iniciou ainda em 2017 e no ano passado entrou para o Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura de Carlos Barbosa, materializando um projeto que chega trazendo benefícios para a comunidade barbosense. O pedido de ampliação da rede de atendimento do Procon foi feito a Amadio pela diretora do Procon RS, Maria Elizabeth Pereira. A ação se integra ao projeto de interiorização da Federação com o propósito de esclarecer, conscientizar, educar e informar o cidadão sobre seus direitos e deveres enquanto consumidores.

“Com a entrega deste órgão, objetivamos um processo educativo e orientador. Não temos a intenção de punir, e sim de ajudar”, salientou o prefeito. Ele destacou ainda que o Procon será bom para todo mundo e que as pessoas poderão realizar suas compras de forma tranquila, além de uma equipe qualificada que estará sempre à disposição para apoiar a população.

O Procon está localizado na Câmara de Vereadores, Av. Presidente Kennedy, nº737. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Para obter informações a comunidade pode entrar em contato pelo telefone 3433.2121, ou pelo e-mail: procon@carlosbarbosa.rs.gov.br.

Dados de Carlos Barbosa

Com quase 30 mil habitantes (28.091, IBGE 2017), a cidade ocupa o 2º lugar no Rio Grande do Sul e 53º no Brasil em Índice de Desenvolvimento Humano. É 2ª colocada no Ranking de Distribuição de Renda no Brasil segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas que mostra que 93,69% das famílias são das classes A, B e C com rendimentos acima de R$ 1,2 mil mensais. Com índices invejáveis, Carlos Barbosa também lidera a lista de municípios de até 50 mil habitantes na categoria Indicadores Sociais, segundo a Revista Isto É e Austing Rating.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 66.824,45, sua economia é 69,22% industrial. O Comércio é o segundo colocado com 14,09%, seguido pela agropecuária com 9,31% e Serviços com 7,38%.

Lista de reclamações

Liderando a lista de reclamações do Procon Nacional aparecem as empresas de telefonia celular e fix, seguidas por operadoras de cartão de crédito e produtos novos com defeito. A maior parte das queixas estão relacionadas a cobranças indevidas e abusivas. Os 10 setores com maior índice de reclamação são: telefonia celular, telefonia fixa, cartão de crédito, TV por assinatura, banco comercial, aparelho celular, energia elétrica, financeira, móveis e internet (serviços).

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *