fbpx

NOVO APLICATIVO DO GOVERNO ESTADUAL PROMETE SIMPLIFICAÇÃO NA EMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS

NOVO APLICATIVO DO GOVERNO ESTADUAL PROMETE SIMPLIFICAÇÃO NA EMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS

Divulgação Procergs

Na última quarta-feira (2/9), foi lançado o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), que visa simplificar a emissão de documentos fiscais eletrônicos no Brasil. O projeto é fruto da parceria entre SEFAZ-RS, Procergs e Sebrae Nacional, e pretende transformar digitalmente a área da administração tributária.
O ponto de partida do projeto é a utilização pelos transportadores autônomos de carga, que poderão solicitar emissão de documentos fiscais de forma digital, em situações de prestação de serviço de transporte rodoviário. A emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) serão feitas pelo aplicativo, que coletará todas as informações necessárias para tais procedimentos.

As próximas etapas do projeto consistem na implantação junto aos produtores rurais e micro e pequeno varejo, visando a emissão de NF-e em saídas internas de legumes, frutas e verduras de produtor primário e destinadas a contribuinte do ICMS ou no fornecimento de insumos para a preparação de merenda escolar.

Para situações de emissão de NFC-e quando em venda presencial a consumidor final, pretende-se a conclusão até o primeiro semestre de 2021.

O governo estadual pretende fomentar a formalização, o desenvolvimento econômico, a melhora na competitividade e a redução da burocracia e custos, com a criação do NFF, que busca trazer a simplificação ao máximo no cumprimento de obrigações acessórias.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *